Sobre Botucatu


O município de Botucatu está localizado no Centro do Estado de São Paulo, a cerca de 235 km da capital paulista com acesso pelas rodovias Marechal Rondon e Castelo Branco. Conhecida como “A Cidade dos Bons Ares, das Boas Escolas e das Boas Indústrias”, a cidade conta com um sistema de ensino reconhecido internacionalmente. Hoje com 139.483 mil habitantes, o destaque é o Campus da UNESP, que oferece vários cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Biomédicas, Veterinária, Zootecnia e Agrárias. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina é um dos mais conceituados do país e atende pacientes de todas as regiões brasileiras.
A Cuesta de Botucatu é a especial atração dentre outras cidades do interior paulista, uma forma de relevo diferenciada com sua escarpa (popular “serra”) e o seu reverso, correspondente ao Planalto Ocidental Paulista e que criou desníveis de até 350 metros entre as áreas do topo e a baixada. O nome “Cuesta” deve-se à formação semelhante existente na Espanha.
A região é caracterizada pela área de recarga do Aqüífero Botucatu-Guarani, considerada uma das maiores reservas mundiais contínuas de água doce profunda, chegando à Patagônia. Devido a esta geografia a cidade é agraciada por vales e cachoeiras que chamam a atenção para o ecoturismo.

TURISMO

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do turismo local, através de pesquisas, projetos, programas, eventos e gerenciamento dos vários segmentos da atividade turística, também tem atenção especial na orientação ao turista sobre a preservação ambiental e respeito não só com a natureza, mas também com os equipamentos turísticos e bens públicos, possibilitando dotar a cidade de locais para visitação e pontos informações.

AGROECOLOGIA 

A agroecologia que se especializou na agricultura biodinâmica tem importância internacional no município, esta atividade atrai estudiosos de diversos países e compõe roteiro de turismo rural voltado a vivências, gastronômica e cultura, na Fazenda Demétria.

IBD

O IBD orgulha-se em ser a maior certificadora da América Latina e a única certificadora brasileira de produtos orgânicos com credenciamento IFOAM (mercado internacional), ISO Guide 65 (mercado europeu-regulamento CE 834/2007), Demeter (mercado internacional), USDA/NOP (mercado norte-americano) e INMETRO / MAPA (mercado brasileiro), o que torna seu certificado aceito globalmente.
Localizado em Botucatu/SP (Brasil), desde sua fundação em 1982, o IBD vem atuando em todos os Estados brasileiros, bem como, em diversos países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Holanda, Nova Zelândia, China, Índia e Tailândia, auxiliando no desenvolvimento de padrões sustentáveis de produção e fomento ao Comércio Justo.
Contato: 3811 9800  http://ibd.com.br/pt/Default.aspx

O TRADE TURÍSTICO E O POSICIONAMENTO NO MERCADO

Os setores que compõem o trade turístico local são: gastronomia, transportes, combustíveis, artesanato, eventos e hospedagem.
Botucatu tem um excelente posicionamento de mercado por conta de suas instituições de ensino superior e de seu parque industrial; tem ótima comunicação com o público em geral, especialmente o paulista, tendo em vista a cobertura jornalística televisiva.
O Pólo Cuesta, consórcio entre onze municípios da região que segundo a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo é um modelo de gestão integrada a ser seguido por sua organização, leva o nome da cidade a nível nacional e internacional, uma vez que participa de diversas feiras durante o ano, com material de divulgação bem elaborado, Botucatu está posicionada no cenário turístico e pronta para maiores investimentos no trade turístico.

SEGURANÇA

Botucatu é considerada por vários anos a cidade mais segura do Estado de São Paulo com mais de 100 mil habitantes, conforme dados estatísticos da SSP/SP. No município há perfeita integração entre as Policias Civil e Militar, bem como Guarda Civil Municipal, que compõe as forças de segurança do município.

Telefones:
Polícia Militar 190
Guarda Civil Municipal 199
Polícia Civil 197

Botucatu entre as 40 com melhor IDH do país

Um lugar que ofereça boas oportunidades profissionais, ensino de qualidade e condições favoráveis para que vivamos mais e melhor. Difícil de achar cidade assim no Brasil? Pois bem. Botucatu reúne todas essas características. É o que indica o Atlas do Desenvolvimento Humano 2013 divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), agência líder da rede global de desenvolvimento da ONU e que trabalha principalmente pelo combate à pobreza e pelo Desenvolvimento Humano.
De acordo com o relatório, Botucatu ocupa a 40º posição no Brasil (5.565 municípios) com melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e a 22º posição no Estado de São Paulo (645 municípios).
Para formular o ranking de IDH foram levadas em conta informações do censo demográfico de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como este último atlas foi desenvolvido sob uma nova metodologia, o Pnud ainda trabalha para ranquear os municípios de acordo com os relatórios de 1991 e 2000.
O atual índice de Botucatu é de 0,800, classificado como “muito alto”. Até 1991, o IDHM da Cidade era de 0,588 e passou para 0,718 no ano 2000. O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação. Pelo IDHM, Botucatu está a frente de cidades importantes e pujantes economicamente como Marília, Sorocaba, Paulínia, Piracicaba, Araçatuba, entre outras.

Indústrias

Botucatu possui vocação industrial que tem se voltado para o segmento aeronáutico, transporte de passageiros (urbano e rodoviário), chapas de madeira reconstituída, plásticos e fibra de vidro(principalmente para o ramo automobilístico) e metalmecanico, destacando-se empresas como: Embraer S/A, Induscar/CAIO, Duratex, Eucatex, LTM Chicotes Elétricos, Grupo Centroflora/Anidro do Brasil, Irizar do Brasil, Tecnaut Metais, entre outras.

O Município conta com 3 Distritos Industriais, sendo Distrito I e III destinados a empresas de médio e pequeno porte e o Distrito II, no entorno do Aeroporto Municipal, destinado as empresas ligadas exclusivamente ao polo aeronáutico.
Encontra-se em fase de instalação o Distrito Industrial IV com projeto contemplado para 140 lotes, também voltado para empresas de médio e pequeno porte.
A Prefeitura de Botucatu disponibiliza amplo apoio às empresas interessadas em investir no Município, através de incentivos fiscais, definição de zonas industriais de excelente localização, sistema integrado para agilidade de questões de documentação e tributação.

MEIO AMBIENTE

O município de Botucatu vem se destacando no cenário ambiental do Estado de São Paulo.
Signatário do Programa Município Verde Azul desde sua criação pelo Governo do Estado de São Paulo, nos últimos quatro anos tem se mantido no seleto grupo dos municípios que cumprem as diretivas da agenda ambiental local inclusive ocupando o primeiro lugar em duas oportunidades 2012 e 2014.
Lançado em 2007, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, cujas diretivas são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
Ressalta-se ainda que o sistema de saneamento do município de Botucatu é gerido pela SABESP, concessionária dos serviços, possuindo 100% da população abastecida de água potável e 100% de coleta e tratamento de esgoto na zona urbana.